Portal da Cidade Icaraí de Minas

PAPO DE ESPECIALISTA

Fonoaudióloga alerta sobre cuidados fundamentais com a voz

Os primeiros sinais de problemas vocais podem ser percebidos ainda na infância

Publicado em 25/09/2021 às 13:00
Atualizado em

Laisa Rodrigues de Oliveira - Fonoaudióloga (Foto: Douglas Spatyom)

A Fonoaudióloga Laisa Rodrigues de Oliveira, alerta a população para a conscientização sobre a importância e os cuidados fundamentais que todos devem ter para a preservação da voz.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que, em cada ano 7.650 novos casos de câncer de laringe serão diagnosticados no Brasil, dos quais, geralmente, apresenta os primeiros sintomas nas cordas vocais.

Portanto, é preciso estar atento aos primeiros sinais de distúrbios vocais que podem ser percebidos ainda na infância. As crianças que apresentam qualquer alteração vocal podem ter dificuldades, como, trocar os sons na fala, elaborar frases, déficits de memória e problemas de fonação.

A profissional orienta pais e responsável a incentivarem o desenvolvimento da fala com conversas autêntica e brincadeiras que estimulem a fala.

A profissional destaca ainda, a importância para todos, sejam crianças ou adultos, de se tomarem medidas que preserve as cordas vocais e evite problemas futuros, como, nódulos, pólipos ou fenda vocal. E, estas medidas podem ser, no caso adulto em especifico, de não abusar do uso de álcool, além de se ter uma boa alimentação e bastante consumo de água, não falar por longos períodos, em especifico aqueles que usam a voz como meio de trabalho. O consumo de água e de alimentos como, laranja, pêra, maça, feijão, repolho, batatas, limão, açafrão, coentro e outros, é importantíssimo nestes cuidados.

Segundo Laisa Oliveira, é sempre importante realizar acompanhamento com o profissional da fonoaudilogia para uma boa avaliação, orientação, diagnóstico e prevenção, garantindo desta forma uma voz saudável ao longo de toda vida. A fonoaudióloga dá outras dicas ainda para o dia a dia, como, beber água em temperatura ambiente quando estiver falando, evitar passar muito tempo sem comer, mastigar bem os alimentos, comer alimentos adstringentes, como maçã, ideal para limpar o trato vocal, ter um sono regular, evite fumar, redução no consumo de bebida alcoólica, usar roupas de tecidos que absorvam a transpiração, como roupas leves e folgadas, que são ideais para aqueles que trabalham com a voz, tentar não gritar, fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, evitar tossir e pigarros, evitar o consumo exagerado de bebidas à base de cafeína, como ainda, o consumo de refrigerantes, frituras e alimentos pesados, gordurosos ou condimentados, pois podem dificultar a digestão, o que provoca refluxo;

Pra finalizar a nossa matéria no Papo de Especialista, caso necessite do atendimento deste profissional, contate a Drª Laisa Oliveira para uma avaliação, telefone: (38) 9 9737-2681


Fonte:

Deixe seu comentário