Portal da Cidade Icaraí de Minas

SÃO FRANCISCO

Festejos em honra ao dia do padroeiro da cidade.

Devoção católica celebra o dia de São José, na vizinha São Francisco.

Publicado em 19/03/2023 às 10:08

Festejos de São José (Foto: Divulgação )

Festejos de São José (Foto: Divulgação )

Festejos de São José (Foto: Divulgação )

Festejos de São José (Foto: Divulgação )

Neste domingo (19), a cidade de São Francisco celebra o dia de seu padroeiro, São José, onde centenas de devotos participam das comemorações programadas pela Igreja Matriz de São José, sendo a maior de todas as devoções de fiéis católicos do município.

Na programação especial de todos os anos há novenas, missas, procissões, barraquinhas e outros. A Igreja católica local é bastante movimentada com a participação ativa dos fiéis.

Logo pela manhã, houve a tradicional alvorada e durante o dia acontecerão missas em homenagem ao santo, padroeiro da cidade, na Igreja de São José, com transmissão pelas redes sociais.

SÃO JOSÉ

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março.

Esta é uma data religiosa que celebra a figura do "pai terreno" de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. São José, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

São José é conhecido também como José de Nazaré, José, o Carpinteiro e São José Operário, por causa da sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia. Por esse motivo, no feriado do Dia do Trabalho - 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José.

HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ

De acordo com a Bíblia, José era noivo de Maria, e por ser um homem justo foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus.

Para tanto, um anjo apareceu em sonhos para que ele não rejeitasse Maria, uma vez que ela apareceria grávida apesar de não ter tido relações com José. O filho de Maria era Jesus, o Filho de Deus.

Quando Jesus estava perto de nascer, José e Maria tiveram que viajar para Belém a fim de fazerem o recenseamento, conforme tinha sido obrigado pelo governo romano.

Os locais para dormir estavam cheios e José teve que passar a noite numa gruta com Maria, onde nasceu Jesus.

Ainda de acordo com a Bíblia, José esteve presente na criação de Jesus e sustentou sua família com o seu trabalho de carpinteiro.


Fonte:

Deixe seu comentário