Portal da Cidade Icaraí de Minas

FEBRE AMARELA

Secretaria de Saúde alerta a população para a prevenção da doença.

Comunicado é uma forma de chamar a atenção para a importância da vacinação.

Publicado em 21/03/2023 às 13:27

Vacinação (Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu comunicado alertando a população sobre o aparecimento de casos da febre amarela no estado de Minas Gerais, ainda, com a existência de uma notificação e confirmação de óbito nos últimos dias.

Oportunamente, pede para que, as pessoas entre 09 meses e 59 anos de idade procurem a Unidade de Saúde para a vacinação, sendo, esta a principal forma de prevenção.

Outra importante ação é a manutenção da limpeza em quintais e lotes vagos, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela, como também, da Dengue e chikungunya.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

É uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes pela via mais rápida.

COMPLICAÇÕES

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

• febre alta;

• icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);

• hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);

• eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Importante: Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.

NÃO DEVE SE VACINAR

• Crianças menores de 9 meses de idade.

• Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade.

• Pessoas com alergia grave ao ovo.

• Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350.

• Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia.

• Pessoas portadoras de doenças autoimunes.

• Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

DIAGNÓSTICO

Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a febre amarela.

No caso de qualquer um dos sintomas da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica adequada. O profissional fará os exames necessários para diagnosticar a doença, assim como sua gravidade, para escolher a melhor forma de tratamento.

TRATAMENTO

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.


Fonte:

Deixe seu comentário